Lab Poéticas da Insurgência

Com Pedro Paulo Rocha

Dias 16, 23 e 25 de novembro, de forma on-line. Horário: 20h (Europa Central e Angola) | 19h (Lisboa/ Londres) | 16h (Brasília). Duração total: 6 horas. Inscrições abertas.

O artista e esquizo-analista Pedro Paulo Rocha convida todes para participar de um Laboratório de Poéticas da insurgência com o objetivo de pesquisar, compartilhar, criar e atuar coletivamente através da linguagem/pensamento/corpo em suas múltiplas interfaces culturais, tecnológicas, sociais: na busca da construção de novos territórios de invenção social, estético e micro político.

O Lab funciona como um espaço aberto de pesquisa, análise e de proposições múltiplas de construções coletivas, tranz-artísticas, transdisciplinares, transmidiáticas, visando aproximar e traduzir em diferentes modos de abordar e constituir a realidade ruidosa de nosso tempo.

A partir de uma multiplicidade de abordagens dos paradoxos da contemporaneidade visamos pensar e propor aktos artísticos, performances.

O Lab é nesse sentido é uma práxis performativa entre pensamento, corpo e mídia, mas entre ato e criação artística.

A proposta é a criação coletiva de um livro hiper-mídia em forma de roteiro aktos tendo como fonte o fluxo informativo das redes sociais que vemos no dia a dia.

O Lab terá três encontros:

O primeiro encontro visa estimular a pesquisa e a escrita partindo da experimentação filosófica propriamente dita, singularmente circunscrita através do jogo de enunciados múltiplos, vivenciados em livre conversações. A partir das conversações iremos escrever um roteiro para a criação do livro.

Já no segundo encontro a ideia é criar uma memória eletrônica a partir do fluxo virtual de informação das redes sociais que servirá para produção de novos conteúdos em múltiplos formatos que serão usados no livro: frames, microfilmes, paisagens sonoras, textos, livres postagens etc.

O terceiro encontro será o momento de montagem coletiva e finalização do livro a partir das colagens da memória eletrônica criada no encontro anterior. A ideia é realizar uma imersão de remontagem- ensemble em forma de um roteiro coletivo de atos.

Sobre o Artista

Pedro Paulo Rocha é Filosofo, Cineasta, Poeta e Esquizo-analista. Pedro é um dos filhos de Glauber Rocha e traz consigo o questionamento criativo, que mostra que o legado de Glauber permanece vivo e atual. Sua obra é multidiscipinar, transita entre o cine, as artes visuais, as novas tecnologias, os meios de comunicação de massa e a escrita. Em todos esses elementos está presente o componente político, social e os valores de coletividade e igualdade.

Instagram de Pedro Paulo Rocha, em live do Mirada Cine Fest. Foto: Beth Firmino.

Mirada Cine Fest/ Atividades

O Lab Poéticas da Insurgência, de Pedro Paulo Rocha, forma parte das Atividades Paralelas entorno ao Mirada Cine Fest – Festival Internacional de Cine Independente que ocorre de 16 a 27 de novembro de 2021, de forma on-line e em Português (ou legendado a este idioma).

 

Cronograma:

1º ENCONTRO: Dia: 16/11/2021, terça-feira, 20h (Europa Central e Angola) | 19h (Lisboa/ Londres) | 16h (Brasília). Duração: 2 horas.

2º ENCONTRO: Dia: 23/11/2021, terça-feira, 20h (Europa Central e Angola) | 19h (Lisboa/ Londres) | 16h (Brasília). Duração: 2 horas.

3º ENCONTRO: – Dia: 25/11/2021, quinta-feira, 20h (Europa Central e Angola) | 19h (Lisboa/ Londres) | 16h (Brasília). Duração: 2 horas.

Duração total: 6 horas.

Created By
Elizabeth Firmino Pereira

Credits:

Fotos: Beth Firmino, Pedro Paulo Rocha e Mirada Cine Fest.

 


Please follow and like us:
Pin Share

Os comentários estão encerrados