1. O Festival

Mirada Cine Fest – Festival Internacional de Cine Independente, em língua portuguesa, foi realizado completamente on-line, em nosso canal YouTube e no canal da FIBRA-Frente Internacional Brasileira Contra o Golpe, de 16 a 27 de novembro de 2021.

Ao todo, foram apresentados 50 filmes, entre média/longa e curta-metragem, e animações, dos quais foram premiadas três produções, que receberam troféus produzidos pelo artista Thomás Josué Silva. Também foram premiados atores e atrizes, que receberam bolsas de estudo de inglês da plataforma Gled International Education, de São Paulo.  As atividades foram completamente gratuitas.


Eixos Temáticos

2. Premiações

Curadoria e Juri

Foram pré-selecionados 50 filmes para exibição, dos quais, 20 receberam indicações para os prêmios de Melhor Filme, Melhor Curta e Melhor Animação.

O corpo de jurados foi composto por: Ana Bárbara Rodrigues de Souza, produtora cultural, residente em Barcelona; Domiziana Marinelli, diretora do Comitê Belgo-Brasileiro (Associação), residente na Bélgica e Igor Cotrim, ator de cine, teatro e televisão e diretor, residente no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro).

A curadoria foi feita por Érmeson Vieira Gondim.


Prêmios

Filmes

Cada um dos três filmes premiados recebeu um troféu criado pelo artista Thomás Josué Silva, elaborado especialmente para esta ocasião e oferecido gentilmente pelo artista, que conta com o apoio da UNIPAMPA- Universidade Federal do Pampa, do Rio Grande do Sul, Brasil.

A base do trabalho de Thomás Josué é a arte têxtil, por meio da qual a aborda temas complexos como a inclusão e a saúde mental.

É através das fibras, da cor e do movimento impresso nessas formas, de modo cinético, que  seus personagens contam histórias e tomam para si a voz que a sociedade lhes nega.

 

 



Atores

Os prêmios de Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante, foram agraciados com uma proposta inovadora no âmbito do ensino de idiomas. Todas e todos receberam uma Bolsa de Estudos de Inglês, na plataforma on-line da Gled International Education (São Paulo), oferecidas pelo seu diretor, em São Paulo, Mario Aguilar. Os cursos são totalmente on-line e podem ser disfrutados de qualquer parte do mundo.

Mario Aguilar, CEO GLED INTERNATIONAL EDUCATION (Imagem: Folha Vitória)

                            Mario Aguilar, CEO da GLED INTERNATIONAL EDUCATION (Imagem: Folha Vitória)

 


Filmes

Melhor Filme (longa e média)

Assim Como o Ar, Sempre Nos Levantaremos – Longa

Realização: Clara Angelica

SINÓPSE: O Brasil lidera uma triste estatística: É o país que mais mata LGBTs no mundo, realidade que se agrava a partir do resultado das eleições de 2018. Diante desse cenário nasce ASSIM COMO O AR. SEMPRE NOS LEVANTAREMOS, filme documental de longa- metragem para dar visibilidade às mulheres lésbicas, bissexuais, trans e travestis, retratando suas angústias e medos; além de mostrar, na rotina de suas vidas e nas relações familiares, a resistência, a luta por seus direitos, por suas vidas.


Melhor Curta

Tempo de Derruba – Curta

Realização: Gabriela Daldegan / Assistência: João Vasconcelos

SINÓPSE: A 1km do Congresso, do STF e do Palácio Presidencial, cerca de 34 famílias vivem na Ocupação CCBB, desde a década de 80 – sempre na luta por moradia digna. Em meio à crise sanitária nacional e à pandemia global da covid-19, o governo promove sucessivos despejos considerados ilegais em razão da Lei Distrital nº 6657/2020, de agosto de 2020. O Estado, que deveria prestar assistência à população vulnerável, destrói todos os barracos e a Escola do Cerrado, construída e mantida por ativistas voluntários. Além disso, viola o direito à moradia, saúde e educação das famílias e as impede de exercer a profissão de catadoras de materiais recicláveis. Vindos de longas trajetórias de luta e resistência em um país que os invisibilizam, os moradores contam suas trajetórias, rascunham seus sonhos e denunciam a crueldade do Estado.


Melhor Animação

Seed – Animação

Realização: Fabrício Rabachim e Flávia Rabachim

SINÓPSE: O tempo é um requisito fundamental para toda a existência. Nesta história encontramos um personagem que se descobre capaz de manipular o tempo, em busca de realizar o seu objetivo e aceitar as possíveis consequências.


Atrizes e Atores

 


3. Produção

Equipe e Colaboradores do 1º Mirada Cine Fest (2021)


Realizadores 

Ermeson Vieira Gondim, Idealizador e Curador. Cearense, residente em Bruxelas. É licenciado em Filme e Vídeo Teoria e Prática pela Universidade de Leste de Londres, é mestre em Estudos do Cinema pela Universidade de Amsterdã e mestre em Comunicação e Educação pela Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha.

Elizabeth Firmino, Coordenação do Projeto e de Atividades Paralelas. Redatora de conteúdo. Atriz, professora e produtora cultural. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Rey Juan Carlos, Madri. Licenciada em Educação Artística/ Artes Cênicas, pelo Instituto de Artes da Unesp, São Paulo. Pesquisadora na área de Etnocenologia. É diretora do Colectivo Venus Urania Asociación Cultural y Artística. Vive e trabalha em Madri.

Patrícia Cassemiro, Relações Públicas e Plano de Comunicação. Jornalista e produtora cultural. Foi Chefe de Reportagem e Produtora jornalística em TVs e assessora de Imprensa. Atualmente é diretora de Comunicação da junta da Apec, trabalha para a imprensa alternativa, colabora com a Fibra, Brasil Ativo Press, UCFR e Mulheres Brasileiras contra o Fascismo e Racismo.

Eduardo Bodstein, Produtor Executivo e Convênios. Eduardo Bodstein. Ator, 38 anos de carreira 60 espetáculos teatrais 3 Filmes 6 Novelas 1 Programa no Multishow (humor). Apresentador de TV Pesquisador Teatral. Atua há 28 anos, também, como produtor Cultural. Realizou Exposições e contribuiu com importantes Festivais de Cinema pelo Mundo.

Colaboradores

Pedro Paulo Rocha, Cineasta, poeta, artista visual, esquizo-analista, filósofo transdisciplinar é também um dos filhos do Glauber Rocha e traz essa mesma veia criativa e explosiva, apesar de trilhar por um caminho próprio. Pedro, na sua própria luz, desenvolve projetos criativos que visam também a cura e a transformação pessoal e coletiva, vinculado ao processo denominado por ele de esquizo-análise.

Thomás Josué Silva, artista plástico, antropólogo, pesquisador e professor da Universidade Federal dos Pampas, no Rio Grande do Sul, onde reside. Se vincula à Espanha por haver cursado seus estudos de doutorado e pós-doutorado na Catalunha, local para onde sempre retorna, com alguma exposição. Sua linguagem é a arte têxtil, utilizando distintos materias em suas composições, muitas vezes evocativas da figura humana. Os troféus produzidos por ele formam gentilmente doados ao Festival.


Cronograma de realização

 


Recursos

Recursos humanos: a equipe.

Recursos logísticos: o Festival, FIBRA e Colectivo Venus Urania.

Recursos econômicos

  • Troféus: Thomás Josué Silva/ UNIPAMPA-Universidade Federal do Pampa.
  • Gastos gerais: a equipe.

Prestação de contas

Como não recebemos financiamento externo, todos os gastos foram arcados pelo grupo, a Prestação de Contas foi realizada internamente, por isso não figura neste documento.

Divulgação

  • A equipe.
  • ELA TV.
  • Fibra.
  • Gled International Education/São Paulo.
  • Colectivo Venus Urania Asociación Cultural y Artística, Madrid.

4. Apoios

Entidades que nos apoiaram no 1ª Mirada Cine Fest


Redação: Elizabeth Firmino

Obrigada por acompanhar o Mirada Cine Fest 2021!

Please follow and like us:
Pin Share

Respostas

  1. Excelente iniciativa de inclusao e visibilidade a arte de criacao e insersao de conteudos que precisamos difundir . Parabens !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Basic information on data protection
Responsible Elizabeth Firmino +info...
Purpose Gestionar y moderar tus comentarios. +info...
Legitimation Consent of the concerned party. +info...
Recipients No data will be transferred to third parties, except legal obligation +info...
Rights Access, rectify and delete data, as well as some other rights. +info...
Additional information You can read additional and detailed information on data protection on our page privacy policy.